domingo, 12 de abril de 2009

E assim nasceu a fertilidade...


Ora bem...

O outro dia, estava eu a lavar a loiça [é, não somos dos que usam máquina, não... Gente humilde é assim], e eis que passa no Telejornal a seguinte notícia "Porque é que associam o Coelho e os Ovos à Páscoa?" - se o título não era assim, devia ser algo semelhante.
Ora, eu como gosto de saber destas coisas, abri logo o olho e a Trompa de Eustáquio.
Não é que me aparece uma historiadora a dizer, e voltámos novamente ao "se não era assim, devia ser algo semelhante":

- Como a Páscoa se celebra na Primavera, e esta é a época de reprodução... Os coelhos estão associados à fertilidade, dado que têm uma grande capacidade de fertilidade; os ovos, também representam a fertilidade, porque são ovos!

Eu pensei assim... "Bem, esta foi mesmo para tentar preencher o espaço de tempo que faltava para completar o final do Telejornal...".

TVI, estás no meu... [onde pára aquela cena do sinal inferior a 3 que agora é mania de se ler nos MSN´s? Não tem? Azar... Vai assim... À grande Eduardo Madeira...] TVI, estás cá dentro!

P.S.: Agora entendo porque é que as gajas da Playboy andam de coelhas... Ou não:s Mas porque a primeira edição portuguesa foi um sucesso, todos já sabemos o porquê... HOMENS -.-
Boa continuação de Páscoa... Ou do resto que falta para acabar :)

7 comentários:

Cristiana A. disse...

Minha querida, os ovos estao associados à Pascoa porque sao um simbolo de vida, sim! Nao porque sao um simbolo de reproduçao, nao! Um ovo dá origem ao ser...(deixemos para depois se vivo, se morto! É discutivel! Mas a correr bem, será um ser vivo!) Assim, como a Pascoa é o renascer do Senhor, de Jesus, a vida!, o ovo é-lhe imputavel! É por isso que os ovos vêm no meio do folar! Porque é simbolo de vida! Na minha opiniao (que vale o que vale! Lol!) nao deviam era vir cozidos, porque ao fervilhar lá se foram as possibilidades infimas de nascer algo vivo daquele boiaozinho...
Quanto aos coelhos...bem, os coelhos eram o simbolo da fertiladade e da nova vida, no Egipto. Ou seja, os coelhos têm uma grande capacidade de fertilidade, de reproduçao, o que se evidencia nas grandes ninhadas! Tambem existe a lenda, para os mais sonhadores, de uma senhora que em tempos de crise, nao tendo nada para dar na Pascoa aos seus filhos, pintou ovos de galinha e escondeu-os no quintal. Quando as crianças foram procurar os ovos, consta que passou um grande coelho que levou os garotos a acreditar que tinha sido o leporídeo a deixar os ovos decorados... Querida, se os coelhos poe em ovos, nao sei... se calhar poe, mas nunca ninguem reparou!

Em suma, o Ovo e o Coelho estao associados à Pascoa, essencialmente, porque esta celebraçao simboliza ressurreiçao, reproduçao, nova vida, ..., e tais simbolos representam fidedignamente (ou nao!) esta realidade.

Bjinhos,
Cristiana

Ana C. disse...

Não sabias que os coelhos eram os pinocadores por excelência? A sério que não???
A TVI fez serviço público sem dúvida ;)

DeepGirl disse...

Ana C., então não sei? O meu passatempo favorito é ver o coelho com cio atrás da coelha, pelo aido... Loooooool.
Mas o que gosto mesmo, é quando ele bate a pata, e arranca na corrida atrás dela...

Sant'Iago disse...

:D
Deepy Deepy. Eu digo-te o tiquezinho ;)
e tu? posso falar das covinhas de xicolate que fazes quando ris?
o sorriso da Deep é assim... "sorriso que faz maravilhas"
hoje tinhas exame não é? espero que tenha corrido pelo melhor.
beijoooooo

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
DeepGirl disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

como verdadeiro campónio que sou, ja tive criação de coelhinhos, mas acabaram por morrer e nós acabámos por desistir de criar coelhos.
se há coisa que me levaria a reconsiderar ter um casal de coelhos é que procriassem como se não houvesse amanhã( isso tenho eu a certeza que eles fariam), mas em vez de mais coelhos bebés ,nascessem guloseimas de chocolate. iaaaaaamiii.. nham nham!
nem tinha que ser chocolate sob a forma de ovo. bastava que fosse doce(assim como tu!!!).
Jinhos e coiso i tal!! :-))


ass:coelho Pascoal