dimanche 12 avril 2009

E assim nasceu a fertilidade...


Ora bem...

O outro dia, estava eu a lavar a loiça [é, não somos dos que usam máquina, não... Gente humilde é assim], e eis que passa no Telejornal a seguinte notícia "Porque é que associam o Coelho e os Ovos à Páscoa?" - se o título não era assim, devia ser algo semelhante.
Ora, eu como gosto de saber destas coisas, abri logo o olho e a Trompa de Eustáquio.
Não é que me aparece uma historiadora a dizer, e voltámos novamente ao "se não era assim, devia ser algo semelhante":

- Como a Páscoa se celebra na Primavera, e esta é a época de reprodução... Os coelhos estão associados à fertilidade, dado que têm uma grande capacidade de fertilidade; os ovos, também representam a fertilidade, porque são ovos!

Eu pensei assim... "Bem, esta foi mesmo para tentar preencher o espaço de tempo que faltava para completar o final do Telejornal...".

TVI, estás no meu... [onde pára aquela cena do sinal inferior a 3 que agora é mania de se ler nos MSN´s? Não tem? Azar... Vai assim... À grande Eduardo Madeira...] TVI, estás cá dentro!

P.S.: Agora entendo porque é que as gajas da Playboy andam de coelhas... Ou não:s Mas porque a primeira edição portuguesa foi um sucesso, todos já sabemos o porquê... HOMENS -.-
Boa continuação de Páscoa... Ou do resto que falta para acabar :)

7 commentaires:

Cristiana A. a dit…

Minha querida, os ovos estao associados à Pascoa porque sao um simbolo de vida, sim! Nao porque sao um simbolo de reproduçao, nao! Um ovo dá origem ao ser...(deixemos para depois se vivo, se morto! É discutivel! Mas a correr bem, será um ser vivo!) Assim, como a Pascoa é o renascer do Senhor, de Jesus, a vida!, o ovo é-lhe imputavel! É por isso que os ovos vêm no meio do folar! Porque é simbolo de vida! Na minha opiniao (que vale o que vale! Lol!) nao deviam era vir cozidos, porque ao fervilhar lá se foram as possibilidades infimas de nascer algo vivo daquele boiaozinho...
Quanto aos coelhos...bem, os coelhos eram o simbolo da fertiladade e da nova vida, no Egipto. Ou seja, os coelhos têm uma grande capacidade de fertilidade, de reproduçao, o que se evidencia nas grandes ninhadas! Tambem existe a lenda, para os mais sonhadores, de uma senhora que em tempos de crise, nao tendo nada para dar na Pascoa aos seus filhos, pintou ovos de galinha e escondeu-os no quintal. Quando as crianças foram procurar os ovos, consta que passou um grande coelho que levou os garotos a acreditar que tinha sido o leporídeo a deixar os ovos decorados... Querida, se os coelhos poe em ovos, nao sei... se calhar poe, mas nunca ninguem reparou!

Em suma, o Ovo e o Coelho estao associados à Pascoa, essencialmente, porque esta celebraçao simboliza ressurreiçao, reproduçao, nova vida, ..., e tais simbolos representam fidedignamente (ou nao!) esta realidade.

Bjinhos,
Cristiana

Ana C. a dit…

Não sabias que os coelhos eram os pinocadores por excelência? A sério que não???
A TVI fez serviço público sem dúvida ;)

DeepGirl a dit…

Ana C., então não sei? O meu passatempo favorito é ver o coelho com cio atrás da coelha, pelo aido... Loooooool.
Mas o que gosto mesmo, é quando ele bate a pata, e arranca na corrida atrás dela...

Sant'Iago a dit…

:D
Deepy Deepy. Eu digo-te o tiquezinho ;)
e tu? posso falar das covinhas de xicolate que fazes quando ris?
o sorriso da Deep é assim... "sorriso que faz maravilhas"
hoje tinhas exame não é? espero que tenha corrido pelo melhor.
beijoooooo

Anonyme a dit…
Ce commentaire a été supprimé par un administrateur du blog.
DeepGirl a dit…
Ce commentaire a été supprimé par l'auteur.
Anonyme a dit…

como verdadeiro campónio que sou, ja tive criação de coelhinhos, mas acabaram por morrer e nós acabámos por desistir de criar coelhos.
se há coisa que me levaria a reconsiderar ter um casal de coelhos é que procriassem como se não houvesse amanhã( isso tenho eu a certeza que eles fariam), mas em vez de mais coelhos bebés ,nascessem guloseimas de chocolate. iaaaaaamiii.. nham nham!
nem tinha que ser chocolate sob a forma de ovo. bastava que fosse doce(assim como tu!!!).
Jinhos e coiso i tal!! :-))


ass:coelho Pascoal