quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Taizé... Uma grande experiência!

Pois é, pois é…



A Deep foi viajar!



E agora perguntam… “Atão e para onde foste tu, sua portugafrancesada?” (expressão da minina Fiwipa que ficará gravada para sempre, após o phone call dela toda assanhada por não querer ir para a praia sozinha :p).



É agora Glorinha, é agora que eu vou escrever sobre Taizé!!! Anda cá ver, anda!



Taizé…



Hum…



Imaginem assim a França… Tão a ver? E agora assim a fronteira da França com os Alpes suiços… Continuam a ver? Pois ora aí está! Aí fica a comunidade Taizé! Lá para um alto rodeado de campos, vaquinhas, isolamente total :)



“Mas que raio foi a Deep fazer para um vale nas férias?”



Foi… Foi… Bem, ela ia sem expectativas, mas no fim, percebeu que encontrou respostas que procurava, bem como se preparava sem saber, para um rumo de vida muito mais feliz!



“Mas que raio é a comunidade Taizé?” :p



Taizé foi durante a 2ª Guerra Mundial um ponto de encontro desejado pelo Frère Roger para a comunidade católica se reunir afastada da azáfama da guerra. Ganhou adeptos… De tal forma, que a pequena igreja que ainda hoje se encontra perto do centro de Taizé tornou-se pequena para tantos seguidores, e viram-se “obrigados” a alargar e criar condições para estadias, e um local com espaço suficiente onde todos pudessem estar em união.



“O que há em Taizé?”



Actualmente, é constituído por uma enorme igreja onde se realizam diariamente uma Eucaristia e três orações por dia, camaratas, espaços de campismo, espaços para quem decide recolher-se em Taizé por períodos de silêncio (incluindo um enorme lago), uma zona de exposições onde se encontram trabalhos manuais realizados pelos próprios Irmãos que podem ser comprados e contribuir para as despesas da Comunidade.



“Como funciona Taizé?”



Semanalmente são organizados temas de reflexão para quem chega. Estes temas têm uma parte introdutória com um dos Irmãos da comunidade, e posteriormente são discutidos em grupos, diariamente, de Terça a Sábado.



Sem dúvida que esta foi uma das actividades que mais adorei... Falar durante horas em Inglês (língua comum) com jovens da Polónia, Alemanha, Ucrânia, Roménia, Arménia, França, China… Foi simplesmente… Espectacular!



Taizé é isso mesmo… Jovens e pessoas que vêm de todas as partes do Mundo para integrarem o espírito da Comunidade dos Irmaõs por um lado, e conviver em actividades voluntárias (desde cozinhar para 6 mil pessoas, lavar as casas de banho, lavar a loiça, aspirar a enorme Igreja, distribuir as refeições, entre outras), por outro.



“E qual é o espírito da Comunidade?”



Bem… É marcado pelas orações. Estas orações são constituídas por leituras, cânticos simples e tão serenos que com a repetição acabamos por os interiorizar e sentir uma paz de alma indescritível, e alguns minutos de silêncio consecutivos que podem ser utilizados em diferentes formas: observar o infinito, pensar, fechar os olhos, ouvir a voz de Deus, encontrar respostas, pedir ajuda e orientação à nossa vida…

O envolvimento de Taizé é, como muitas pessoas me disseram lá, "uma bolinha de magia e paz interior que rebenta quando chegarmos a casa", e é bem verdade :)


“O que tiraste desta viagem?”


Em primeiro lugar, que há coisas materiais na nossa vida que diariamente damos tamanha importância e que no fundo não nos serve de nada (comi 8 dias com uma colher apenas, tomei 8 dias banho em água fria, dormi 8 dias numa tenda… E estou aqui vivinha das silva a escrever isto em forma de “náufraga” feita parva :p); em segundo lugar, hoje, após 10 dias do regresso, sei que as minhas preces foram ouvidas e estou já a recolher os “frutos” que tanto pedi ao Senhor! O que quero com isto, é tentar transmitir a quem não acredita que Deus nos ouve, que ele realmente não nos ouve… Mas sim…



Deus escuta-nos :)






Nota: Mais informações em http://www.taize.fr/pt, e caso tenham ficado interessados, podem participar na próxima Peregrinação de Taizé que se realizará no Porto que será de 13 a 16 de Fevereiro como voluntários ou simplesmente se moram na zona, serem famílias de acolhimento! (http://www.taize.fr/pt_article8943.html)

6 comentários:

Gloria disse...

ah pois é isso mesmo! uma experia que marcou por tudo,mas principalmente pelas pessoas! algumas delas nunca mais as voltares a ver, principalmente as de países mais distantes, mas de uma forma ou de outra, se nos recordamos delas é porque foram importantes no nosso "caminho" e nós nos delas. é isso que fica... isso e o encontro na procura de respostas... mas isso só não será em vão se continuarmos no dia-a-dia a fazer esse "caminho" porque muito ainda há a precorrer!

que continues a ser deep :)

beijinhos

Gloria disse...

ja experimentei olhar pas estrelinhas aqui mas são diferentes das de taize.... nao achas? aquele ceu era lindo demais! :)

DeepGirl disse...

Era sim, Glorinha... Simplesmente mágico!

Mas sabes, onde quer que estejas, há coisas maravilhosas que podes sempre contemplar...
Keep watching ;)

Pp_FANTASMA disse...

Estamos sempre a aprender:)
Ks

Anónimo disse...

estás de volta de Taizé e''taizé'' de volta à escrita neste teu cantinho onde tanto gosto de te encontrar.
fico contente por teres desfrutado da tua experiência 'mistica'' e de vida, mas deixo aqui uma pergunta:
não haverá um Taizé mais perto de cada um de nós?será preciso ir a Taizé, Fátima, Roma, Meca,Compostela,.. para que nos descubramos e conheçamos melhor, e nos ''sintonizemos'' com Ele??
(afinal foram 2 perguntas. a matemática trama-me sempre :P)
a essas perguntas eu respondo não. e tu?
(ooops. já vai em perguntas)
Jinhos e coiso i tal!! :-))

ass: ''taizaki taizali''

Tiago Miranda disse...

Ainda bem que volta a Portugal essa iniciativa...Eu vivi o Encontro de Lisboa há uns anos...

Espero vir a vivê-lo agora no Porto...

Vou aguardar...ansiosamente