segunda-feira, 4 de maio de 2009

Grupo de Jovens Cavaleiros do Espírito - Canedo

Canedo, 26 de Abril de 2009


Treze... Este é o número mágico que conduziu a um verdadeiro milagre num remoto vale, a três crianças, num dia de Maio... Uma senhora vestida de branco, com uma mensagem de amor para um Mundo ingrato e manchado de sangue...

Treze... São Paulo é o décimo terceiro apóstolo, aquele que tal como nós, não precisou de conviver com Jesus para acreditar na sua mensagem... Bastou vê-Lo, tal como nós O vemos em cada eucaristia.

Hoje, o Grupo de Jovens Cavaleiros do Espírito celebra o décimo terceiro aniversário de uma etapa, curta através dos anos, mas cheia de acontecimentos grandiosos e menos bons para contar...

Diz-se muitas vezes que os movimentos jovens não têm razão de existir, pois são compostos por pessoas ainda muito inexperientes, inconstantes, propensas a tropeçar e a não mais levantar na Fé... Contudo, os jovens de hoje são os adultos de amanhã! Serão aqueles que vão continuar com a chama da Fé e tentar, por todos os meios, impedir que ela se extinga num ambiente hostil a todas as ideologias que vejam para além do "Eu, aqui e agora". Cada vez que nos reunimos é, por si só, uma batalha que travamos contra a tendência natural do Mundo esquecer Deus e, todos aqueles que estão de alma e coração neste grupo, sabem a importância deste papel.

Por aqui, passaram já muitas pessoas, muitas delas entraram adolescentes e saíram homens e mulheres dispostos a mudar o Mundo. Aqui, descobriram valores como a amizade, honestidade, humildade e o incrível amor que Deus tem por nós... Houve mesmo quem descobrisse nesse amor uma vocação, um modo de vida, uma paixão. Outros, a par deste amor, descobriram o Amor em alguém e uniram as suas vidas num vínculo sagrado.

Tudo muda, o próprio Mundo não cessa de girar, mas Deus é sempre o mesmo. Sabemos que é a Ele que devemos a continuação da nossa existência como Grupo através dos anos. Sabemos também que sem a sua luz, por muitos que sejamos, seremos sempre um gigante de pés de barro e cairemos no esquecimento. Por isso, com Jesus como guia, continuaremos a trabalhar para construir a Igreja do Futuro, pois se não formos nós, quem será? Quem senão os jovens tem o vigor da idade, a vontade de agir, a sede de intervir e o Futuro à frente dos seus olhos?

Senhor, hoje Te agradecemos aquilo que somos e Te juramos que levaremos este barco a bom porto; não esperaremos pelo amanhã para agir e descobriremos sempre a melhor forma de de sermos testemunhas da verdade para o próximo, esteja ele onde estiver...



Marlon Rocha, membro do Grupo de Jovens Cavaleiros do Espírito - Canedo






Aveiro, 4 de Maio de 2009


Hoje, decidi postar este texto escrito por um dos elementos pertencentes ao Grupo de Jovens, no dia em que este festejou o seu 13º aniversário, que me orgulho de co-orientar.

Porquê?

Bem, primeiro só demonstra que tenho um óptimo dom para mandar, porque pedi a este rapazinho que escrevesse um texto para esta ocasião, e vejam só como ele o fez :p (just kidding, Marlon);

Segundo, faço parte deste Grupo vai fazer 5 anos... Entrei adolescente, e tal como refere o texto acima, com a cabeça a fervilhar de pensamentos insólidos, ideias desfragmentadas. Quem ler este, pode ficar com a ideia de que apenas é uma mera reunião de mais ou menos 2 dezenas de jovens, com o intuito de lhes serem feita uma lavagem cerebral baseada apenas na religião Cristã. Erro vosso:)
A verdade, é que com o decorrer dos anos, cresci, aprendi muito, também sobre religião, mas posso assumir de barriga cheia que muito mais sobre bons valores, bases para uma vida vista sob o ponto de vista da confiança e da importância do seu valor. Entrei por entrar, "naquela de experimentar e gostar do ambiente"... Fiquei, e já lá vão 5 anos!
Hoje, ocupo uma posição diferente no Grupo... "Liderámos", eu e outro elemento, apesar de não gostar desta palavra. Sim, porque o nosso intuito é apoiarmos "os nossos meninos"; ter consciência do que se hoje somos o que somos, deve-se também a este Grupo, e queremos que eles venham a ser muito melhores do que nós. Se lhes "damos na cabeça", se somos chatas, é para que eles evoluam e tal como diz o texto "sejam homens e mulheres" mais tarde.

Trabalhámos árduamente para eles, e os frutos que eles recolherão serão para eles :) Os nossos já foram colhidos, e amadurecem, enquanto os deles ainda são "apanhados".

Vemo-los crescer, mudar a voz (sim, porque além de cantarmos nas Eucaristias, nós já vamos a festivais cantar... SOMOS BONS, CARAGO!), mas sobretudo, e o que a mim me faz continuar a lutar e estar com eles em dias que estou completamente exausta (da Universidade, do Curso, de Aveiro, de quando chego da viagem e janto apressadamente às Sextas-feiras para estar com eles durante 2,3 h), são estes textos, são os seus sorrisos, são o ar de satisfação que adoro olhar quando me apresentam os seus trabalhos que fizeram afincadamente e com orgulho por terem ajudado...

Sinto-me feliz por estar com vocês, "meus meninos" :) E hoje, afirmo-o publicamente que vos adoro e que espero poder estar sempre disposta para vocês quando precisarem :p

Um grande beijinho...


DeepGirl, co-orientadora do Grupo de Jovens Cavaleiros do Espírito - Canedo


14 comentários:

Anónimo disse...

a força e a capacidade de um qualquer grupo se manter e resistir à passagem dos anos, sem se desmembrar, está na união e amizade sentidas entre todos os elementos desse mesmo grupo.
se o vosso grupo já é um adolescente e celebra 13 anos de existência, isso só vem demonstrar que existe união para além da fé que comungam em conjunto.
têm passado os anos e têm passado várias pessoas pelo grupo, mas tem-se mantido acesa a chama que não o deixa cair na vulgaridade de ser apenas um grupo. é o vosso grupo, são os vossos amigos e são todos aqueles momentos que ficam gravados na memória.
parabéns ao grupo!parabéns à co-orientadora do Grupo de Jovens Cavaleiros do Espírito - Canedo(cargo pomposo.tens direito a crachá? :P)
Jinhos e coiso i tal!! :-))

ass:Presidente do grupo de fãs DeepGirl

Anónimo disse...

(a saga continua)
Marlon, desculpa-me a injustiça de não ter feito alusão à tua, muito bem ecrita,quota parte deste post.
apesar da minha actual fase de cepticismo e descrença religiosa,gostei da maneira como expuseste o teu ponto de vista sobre a motivação e ideais daqueles que fazem parte do vosso grupo de jovens cristãos.
são jovens como tu, como a Deep e como muitos outros pelo País fora, que me fazem ter a certeza que todos aqueles que no passado apelidaram a geração de jovens de geração rasca, não tinham razão então e continuam a não tê-la hoje em dia!!
Marlon, abraço e coiso i tal!!
Deep,inhos e coiso i tal!! :-))

ass:gajo que deixou o 1º comentário incompleto

Melga disse...

Ele é imenso....o amor de Deus não tem limites...

Admiro-te....mais uma vez...

bjo

Daniel C.da Silva disse...

O que o Marlon escreveu está divinal. E acaba por te homenagear também, agora que és adulta e não uma "adolescente com ideias desfragmentadas" (gostei deste termmo).

Eu também fui animador de um grupo de jovens durante 11 anos e iamos ao encontro mundial da Juventude e faziamos passeios anuais, e cantavamos na Missa das 11h, e debatiamos temas aos sabados e...

Deve ser giro essa heterogeneidade de pessoas distintas que continuam onde começaram.

beijinhos

Marta disse...

Ora portanto, sobre o texto do Marlon, pouco há a acrescentar... ta profundo ;) todos repararam!
Depois pertencer ao Grupo de Jovens é sempre um orgulho e nós somos mt bons caraças! lol, claro que agora estou a exagerar!
Depois quanto à nossa co-orientadora (devo dizer que gostei deste termo :p) oh pah tu ja sabes que gosto de ti pah! Sim depois das nossas conversas no msn as nossas vidas mudaram! E entao depois das experiências com a camara..uii

Bem, já me estou a dispersar, que o Grupo de Jovens perdure e obtenha muitos frutos!
E para ti um grande BeijinhoO***

siceramente disse...

lool por acaso tou a precisar.. de blogs percebo pouco e aquilo ainda precisa de melhorar muito!
em relação ao mendigo, no dia seguinte fui la dizer para ele comprar comida em vez de droga e tal.. pah fica smp akela cena, 20 libras sao 25 euros.. é dinheiro:$

Anónimo disse...

ei lá!! isto hoje é só novidades.blog com novo visual gráfico e com novo nome.
life is beautiful, a vida é bela.bela ,mas efémera.
gosto do novo visual muito pink e com borboletas.
eu gostava mais do outro nome do blog, mas a minha opinião e gosto pessoal valem o pouco que valem.
o nome nem importa muito, pois o que me faz ser visita assidua deste teu cantinho, são as ideias e sentimentos que aqui compartilhas connosco.é por essas ideias e sentimentos, e é por seres como és, que voltarei sempre aqui com muito gosto.
Jinhos e coiso i tal!! :-))

ass:inspector Blog

DeepGirl disse...

Anónimo...

Eu tenho um club de fãs? :-o
Lol. Mas eu ainda sou pacanina pra dar autrógrafos. Como se faz? :)

Beijinhos a rasar :)

DeepGirl disse...

Melga...

É recíproco... Grande beijo e sopro carinhoso nas tuas asas.

DeepGirl disse...

Daniel Silva (Lobinho)...

É verdade... E o facto é que só me apercebi da diferença de idades (pouca ainda) quando um deles me chamou por "você"... Quem ouviu, não aguentou o riso, dado que só mesmo pelo cargo é que sou vista como mais velha, pois físicamente dão-me ainda menos do que a minha idade.

Tens boa consistência de ideias, disso tenha a certeza :) Por isso tantos anos de dedicação.

Beijinhos!

DeepGirl disse...

Martinha...

Lol. Não sabia que outro nome me atriuir... Mas tamém podias ajudar, minha piquena!

Sim, que o nosso Grupo perdure... Venha o bom e o mau, se estivermos unidos, venceremos.

Também te adoro :) E tu sabes :p

P.S: Opá... Agora fiquei envergonhada ao relembrar os momentos da noite "pijama webcam"... LOL

DeepGirl disse...

siceramente...

E voltaste lá? LOL.
Ias pedir para ele te devolver o dinheio... Era?

Que trengo :p

Jinhos :)

Anónimo disse...

Bem, tava muito relutante em vir aqui comentar este post... e ainda não sei muito bem o que estou aqui a fazer lol

Sobre aquilo do rapazinho, a gente vai conversar depois, menina Elisabete! Veste bata branca, tem mais um ano que eu e depois dá nisto! xD
Tou a brincar... é verdade que o conceito de "geração rasca" infelizmente ainda vigora e temo que vá continuar a persistir durante algum tempo e cada vez parece mais que estamos a tentar tapar o sol com uma peneira e remar contra a corrente. Mas até nós, nos nossos momentos difíceis, sabemos que parte de todos, sobretudo de quem nos lidera e, não fosse este um blog Deep :), CO-LIDERA, a tarefa de levantar a cabeça e continuar a lutar.
Quem nos via há uns meses e quem nos vê agora!... :)

Quanto ao texto, é fácil fazer coisas "divinais" quando se acredita mesmo no que se está a criar (a propósito, não sei quem se vai responsabilizar pela baba que caiu no teclado do meu pc)... mas o texto está muito longe de ser algo assim! E se calhar havia muito mais para dizer sobre Deus e o nosso grupo (mais aniversários virão :P)
Mas fica desde já a receita: deixem a tarefa para o dia anterior ao aniversário, imaginem o raspanete que vão ouvir da co-orientadora caso não a façam, tranquem-se no quarto, metam o cd dos Linkin Park...na caixa :P e ponham a dar a velhinha cassete do Padre Zezinho... assim se cria motivação suficiente lololol ah se bochecharem a boca com Listerine antes resulta melhor, (assim surgem as ideias verdadeiramente bombásticas) xD

Voltando a assuntos sérios, as fases de cepticismo em relação ao que acreditar são normais. A Fé é uma coisa que se conquista a cada dia com pequenas batalhas... qualquer um de nós terá dias em que dirá que não sabe onde está Deus, eu próprio sinto isso e senti há uns meses mais que nunca! Mas lá no fundo fica aquele sentimento de vazio no nosso coração quando pensamos que estamos sós no mundo... e mais cedo ou mais tarde, Deus poderá regressar e reclamar o lugarzinho do nosso coração que lhe pertence.

Nada mais havendo a dizer, só devo acrescentar que fiquei verdadeiramente magoado com a mísera linha que a Marta gastou a falar da minha pessoa, tu que proporcionalmente ao tamanho és a pessoa que eu mais no mundo inteiro... "piquena", partiste-me mesmo o coração agora :P

Depois deste testamento, com coisas sérias, semi-sérias e parvoíces, despeço-me...
Beijinho :)
Ass. Marlon

Anónimo disse...

...só queria acrescentar que mesmo agora ainda não sei o que me impeliu para vir aqui fazer este comentário...

...pergunto-me se não terá sido um "espírito superior" :P

Porta-te mal :)
Beijinho grande
»» Marlon